sexta-feira, 5 de março de 2010

A conquista de uma vitória é ... o primeiro passo para um novo desafio !

 

Desde pequeninos a vida nos presenteia com diversos desafios: desde aprender a sugar o leite do seio da mãe até ensaiar os primeiros passinhos. Na infância, novas experiências se apresentam ao início do período letivo, as primeiras amizades, as lições de casa e provas de matemática.  

Então, chega a adolescência e os conceitos começam a mudar: os pais, que eram os super-heróis e o centro do universo na vida da criança, passam a ser as figuras autoritárias e controladoras na visão da moçada; os conflitos aparecem e as dificuldades de relacionamento no lar.

Por outro lado, começam a despertar os sentimentos de interesse pelo sexo oposto, a busca pela independência emocional e financeira e a vontade de abraçar o mundo. Pensam que tem "super poderes" e passam a questionar  tudo e todos: conceitos, regras e a maneira como quase tudo é feito ou foi concebido.

Ao final da adolescência, a vida nos brinda com novos desafios: o término do Ensino Médio traz consigo as incertezas e dúvidas sobre qual profissão seguir, o bicho-papão do vestibular começa a assombrar os estudantes que não levaram os estudos tão a sério e a incerteza do fututo mostra sua face.

Além disso, existem jovens menos favorecidos que ainda têm uma dose adicional de preocupação, pois já se encontram no mercado de trabalho para auxiliar no sustento da família.

Vivenciei estas emoções quando venci a batalha do vestibular. Lembro-me que no primeiro dia de aula entrei orgulhosa na universidade, com o peito estufado e o sentimento de vitória: Consegui !
 
Passado o primeiro semestre, o sentimento da vitória havia esmorecido diante dos infinitos trabalhos, seminários e provas simultâneas - o objetivo agora era concluir a faculdade e "pegar o canudo", sem DP's.

Com muita dedicação e esforço (eu já trabalhava 8 horas por dia em uma empresa), ao final dos 4 anos, lá estava eu na Sessão Solene, com beca e tudo, saboreando a minha vitória! Meus familiares estavam todos presentes, o que realçou ainda mais o brilho da noite. Pensei comigo: bom, missão cumprida !

Ledo engano ..... agora é que viria a verdadeira batalha: conseguir uma posição no mercado. Conquistar um "lugar ao sol" é bem mais difícil do que parece: você precisa provar que sabe o que faz, que é responsável e que sabe onde quer chegar. Tarefa nada fácil para quem está começando a descobrir a vida.

Isso tudo me levou a refletir como Deus é sábio: somos seres movidos a desafios. Se a vida nos presenteasse com tudo o que necessitamos sem esforço algum, que brilho teriam nossas vitórias?  Do que teríamos orgulho? Que legado deixaríamos para a posteridade?
 
A beleza do processo do amadurecimento está em olhar para trás e verificar quanto você já cresceu; mas o melhor está em olhar para a frente e ver o quanto você ainda pode aprender. Não precisam ser coisas complicadas: aprender um idioma, ler um livro diferente, cultivar uma horta no quintal, doar um pouco de seu tempo como voluntário em uma instituição - tudo isso nos faz crescer.

Que você possa descobrir novos desafios que o motivem a seguir em frente, buscando ser a cada dia, uma pessoa melhor do que ontem. Reflita sobre isso.

2 comentários:

  1. De Mariana Kroker:
    Para Evelyn:

    Barbaro menina! Amei e me identifiquei muito com seu texto.
    Realmente as vezes ate nos perguntamos como conseguimos? Deus eh verdadeiramente sabio, sem esforço nao dariamos o devido valor.
    Complemento o que vi na suas palavras: " acreditar eh metade do caminho"

    Te amo

    ResponderExcluir
  2. É verdade, sem desafios e objetivos nos tornamos vazios e insignificantes!

    ResponderExcluir