terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

As flores primeiro ...

Recebi este texto de uma amiga muito querida e, por ser tão belo, compartilho neste blog.
Boa leitura !
Beijoss

As flores primeiro
 
Se você quer frutos, busque primeiro as flores.
As flores precedem. Elas vêm primeiro. Sem elas não há frutos. É o princípio estabelecido pelo Criador.
Escrevo em frente a uma janela. Bem perto, uma mangueira. Todo ano as mangas nascem, crescem, amadurecem e são colhidas com gosto. E agora o tempo das mangas vai passando e ninguém colheu nada. Alguém me explicou que não houve fruto, porque as flores não puderam permanecer. Choveu demais na época da floração. Ventou muito. E chuva e vento destruíram as flores. Mataram-nas. Fizeram-nas cair. Não houve fecundação. O pólen não pousou no gineceu. Não desceu ao ovário. O fruto não veio. Foi assim que me explicaram. As mangas não vieram porque a floração foi atingida e não prosperou.
Deus quer que você primeiro olhe e sinta as flores para depois então pensar nos frutos.
Quer que você veja a alvura dos lírios nos vales, contrastando com o verde firme e impositivo das frescas encostas, onde o sol bate, mas não queima; onde a luz chega, mas não agride; onde as águas, vertendo das montanhas cantam, em murmúrio; os hinos mais belos que se repetem pelas pedras afora, quebrando o silêncio de uma natureza que sabe que Deus existe e é o Criador de tudo isso.
Quer que você entre pelas alamedas dos jardins plantados por ele e veja o capricho de seus dedos ao manipular, em meneios de enlevo, as doces curvas de cada pétala.
Que preste atenção ao colorido variado com que ele pintou o quadro das flores pendentes dos ramos, dos ramos diversos, das hastes curvadas, com rosas que riem, com cravos que brincam, em real fantasia, que só ele faz.
Que olhe a beleza dessas flores lindas, lindas e belas, pois foi Deus quem as fez; olhe, sabendo que sem elas, nunca viriam frutos: frutos só depois.
Se você quer frutos amanhã, sinta a realidade das flores. Há perfume. Sinta. Foi o Criador que fez tudo isso assim. Fez para você. Para você ser feliz. Por mais engenho e arte que o homem tenha, por mais que a ciência avance, por mais que os químicos trabalhem em essências sintéticas, ninguém alcança a suavidade que trescala do jasmim numa noite aberta ao sentimento. Sinta cada flor do seu jardim!
- Mas eu quero frutos. Sou prática. Sou realista. Não vivo de fantasias, nem de palavras bonitas. Preciso comer, vestir, morar, manter meus filhos, poder comprar remédios, pagar o ônibus, o trem, o crediário que está vencendo. Não posso comer flores.
- Realmente, nem sempre se comem flores. Mas é olhando as flores, sentindo-as, que você pode entrar plenamente na realidade da vida.
"Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Eis aí as flores. São elas que se concluem em pão. Primeiro a flor, depois o grão de trigo, depois a farinha da padaria e finalmente o alimento. A ordem é essa. Tudo que foge a este ciclo é estranho e não acompanha os caminhos de Deus. E estes são caminhos naturais, dos quais ninguém foge, e aos quais ou você vai, ou você se frustra.
Primeiro as flores [...]
Olhe. Sinta. Penetre no jardim de Deus.
Há beleza. Há perfume. No jardim de oração, brota a flor que mais tarde é o fruto que alimenta, nutre, renova, satisfaz [...]
Primeiro as flores, depois os frutos.
Fique calma e tranquila. Obedeça a esta ordem e tudo dará certo [...]
 
Trecho extraído de "Primeiro as flores", de Amaury de Souza Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário